segunda-feira, 30 de julho de 2012

Reflexão sobre o texto Mídia-educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis. (Silvio da Costa Pereira)
Não precisa andar muito pelas ruas para perceber como as tecnologias estão presentes em nossas vidas. Basta olhar ao nosso redor para visualizarmos uma infinidade de telefones celulares, TVs, câmeras fotográficas digitais, MP3,4...,etc.
Assim, pode-se afirmar que vivemos em um mundo globalizado em que as culturas com o passar do tempo vão sendo disseminadas ou principalmente, sendo modificadas. Diante disso, as tecnologias da comunicação tem um papel de grande relevância no que diz respeito ao processo de aculturação. Cabe a cada cidadão acolher ou descartar as informações que são recebidas diariamente, ou seja, temos que saber “peneirar” o que nos é útil.
A família e a escola tem um papel de grande relevância na formação do cidadão e cabe a cada uma dessas instituições usarem a mídia a favor do desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. Porém, sabemos que nem todos tem acesso às tecnologias.
Como professora, procuro desenvolver parte de minhas aulas utilizando as mídias, pois elas são uma grande ferramenta educacional. Dessa forma, há maiores possiblidades de os indivíduos se aproximarem das Novas Tecnologias da Informação.
Enfim, para trabalhar com as TICs nas escolas é preciso que os profissionais da educação façam uma revisão dos métodos utilizados no processo de ensino e aprendizagem. O papel do professor nesse contexto é de orientador e não de detentor do conhecimento.

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