Reflexão sobre o texto Mídia-educação no
contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de
ensino fundamental em Florianópolis. (Silvio da Costa Pereira)
Não precisa
andar muito pelas ruas para perceber como as tecnologias estão presentes em
nossas vidas. Basta olhar ao nosso redor para visualizarmos uma infinidade de telefones
celulares, TVs, câmeras fotográficas digitais, MP3,4...,etc.
Assim,
pode-se afirmar que vivemos em um mundo globalizado em que as culturas com o
passar do tempo vão sendo disseminadas ou principalmente, sendo modificadas. Diante
disso, as tecnologias da comunicação tem um papel de grande relevância no que
diz respeito ao processo de aculturação. Cabe a cada cidadão acolher ou
descartar as informações que são recebidas diariamente, ou seja, temos que
saber “peneirar” o que nos é útil.
A família
e a escola tem um papel de grande relevância na formação do cidadão e cabe a
cada uma dessas instituições usarem a mídia a favor do desenvolvimento de uma sociedade
mais justa e igualitária. Porém, sabemos que nem todos tem acesso às
tecnologias.
Como
professora, procuro desenvolver parte de minhas aulas utilizando as mídias,
pois elas são uma grande ferramenta educacional. Dessa forma, há maiores
possiblidades de os indivíduos se aproximarem das Novas Tecnologias da
Informação.
Enfim,
para trabalhar com as TICs nas escolas é preciso que os profissionais da
educação façam uma revisão dos métodos utilizados no processo de ensino e
aprendizagem. O papel do professor nesse contexto é de orientador e não de
detentor do conhecimento.
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